terça-feira, 9 de setembro de 2014

Ausência de saudação (erros comuns em e-mails)

Em segundo lugar na lista dos 10 erros mais comuns em e-mails vem a “ausência de saudação”. Ou seja, a pessoa que escreve o e-mail não diz um olá, um bom dia, nem um simples oi. A mensagem fica assim:
“Fulano, segue anexo o relatório de vendas/maio com as alterações pedidas. Verifique se os dados de sua filial estão corretos para que possamos passar o relatório para a diretoria e bla bla bla… “

Se você questiona qual é o problema em não colocar saudação no começo da mensagem, considere que o e-mail é um telefonema por escrito. Provavelmente você tem o costume de saudar a pessoa para quem telefona – algo como “oi fulano, tudo bem?”, certo? Pois é, cumprimentar quem está do outro lado da linha é um princípio de boa educação, de etiqueta. Pois o e-mail também tem sua etiqueta, e a saudação no início da mensagem é um princípio básico.
Agora, algumas dicas sobre o uso de saudações:

Olá, Fulano – É uma saudação simples, simpática e versátil: pode ser usada com pessoas que não conhecemos ou com as que são mais próximas, tanto faz.

Prezado ou Caro Fulano – Use esse modo quando você já conhece a pessoa, pois só faz sentido dizer que prezamos a quem conhecemos.

Bom dia/boa tarde/boa noite, Fulano – Fica bem para saudar pessoas com quem temos contato frequente, como os colegas ou o chefe, e que provavelmente lerão a mensagem pouco depois que a mandarmos. Mesmo que usemos bom dia e o destinatário leia a mensagem à noite, não tem problema: o que conta é o momento em que ela foi escrita.

Oi, Fulano – Modo de tratamento mais informal, indicado para pessoas com quem temos um relacionamento mais próximo.

Agora, uma ressalva. É claro que se trocamos mensagens ao longo do dia com a pessoa, não precisamos ficar o tempo todo dizendo “olá” ou “prezado”. Basta usar a saudação no primeiro contato do dia e, nos e-mails seguintes, usar apenas o vocativo (ou seja, chamar a pessoa pelo nome).

Use sempre a saudação no começo do seu e-mail. Ser simpático e cordial sempre pega bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário