Turma 53
Nós tínhamos 11 anos, todos os sonhos do mundo e três gols atravessados na garganta. Todos eles de um certo Paolo Rossi, o carrasco italiano que baleou a mais genial seleção brasileira de todos os tempos.
Apesar dos tiros no peito, o outro dia era de aula. E de lamentar-se na troca dos períodos:
— Como que isso foi acontecer? — perguntava-se a Fabiane.
— A culpa foi daquela zaga podre, daquele Valdir Peres que só fez besteira! — berrou o João lá do fundo da sala.
— Claro que a culpa é do técnico, meu vô que disse — argumentou a Graceline.
E a Dona Vera, professora de Português, que adentrava a sala, entrou na discussão, pensando encerrá-la:
— A culpa é que a seleção é de homens. No Brasil, eles não fazem nada que preste. Só falta a nós, mulheres, termos que vestir a camiseta amarela também. E tenho dito. Agora, silêncio, turma 53, que futebol não dá futuro para ninguém.
Quando Dona Vera se virou para apagar o quadro, as meninas fizeram bananas e outros gestos menos cordiais para os meninos. A troca fuzilante de olhares disse que o caso não acabava ali.
E não ficou por isso mesmo. No recreio, o Paulo, o Pedro e o João foram até o grupinho das gurias, coisa que era terminantemente proibida. O João encarou a Tati, a líder das meninas, jogando sua franja argentina para o lado:
— Se as mulheres da 53 são tão, tão assim, nós desafiamos vocês para uma partidinha de futebol.
— E damos até um mês de lambuja para vocês treinarem — disse, irônico, o Pedro.
A Tati não baixou o queixo:
— Pois está marcado. Daqui a um mês. Preparem-se para morrer.
Quando o trio masculino virou as costas, as gurias soltaram a polvorosa: como que a Tati não desconversou? Que fiasco seria aquele, Santo Deus! Todo mundo sabia que os guris da 53 eram os melhores jogadores da escola. A Tati, numa calma fingida, já tinha um plano, que a seguissem.
Foram todas para à porta da sala dos professores. Pediu para falar com a Dona Vera e com a Dona Zuleika, a professora de Educação Física. Explicou toda a situação. Dona Vera, então, comprou a briga e convenceu Dona Zuleika a treinar, secretamente, depois das aulas as meninas.
Foi um mês de treinos intensos. Claro que os guris ficaram sabendo. Acharam tão engraçado que até resolveram suspender as peladas até o grande dia, que, enfim, chegou.
O duelo seria na aula de Educação Física. Trinta minutos, quinze para cada lado. As turmas 52 e 54 foram liberadas para assistir ao duelo. O avô da Roberta, a experiente goleira – de handebol, diga-se -, e o pai da Lu, a zagueira, juntaram-se à Dona Zuleika. Eram a comissão técnica. “Mais vale não levar do que fazer”, lembraram os integrantes da comissão às jogadoras.
E foi o que elas fizeram.
Ninguém passava pela Lu, que tomava cuidado para que ninguém cavasse um pênalti. A Tati e a Fabi mostravam toda a agilidade nas roubadas e nas retomadas. A genialidade do Paulo, no entanto, custava a aparecer, soterrada sob grossas camadas de salgadinhos, refri e bolachas que consumiu no tempo-de-não-treino. A câimbra nas pernas do João doía menos que sua consciência pesada por ter subestimado as gurias e por todas as porcarias que comeu naquele fatídico mês.
Acabados os 15 minutos, nada de gol. A 52 e a 54 vaiaram a pelada braba.
Nos 14 minutos do segundo tempo, em uma distração fatal do João, a Fabi roubou a bola no contra-ataque, tabelou com o zagueiro e.... gooooooooool!
Abraços, risadas, cumprimentos gerais. Os guris cumprimentaram, orgulhosos, as suas colegas. Foi hora das gurias da 53 mostrarem seu valor.
ATIVIDADE DE MOTIVAÇÃO
- Solicitar aos alunos, na aula anterior, que façam a seguinte entrevista com pais, avós, tios.
a) Você acompanha os jogos da Copa do Mundo? Por quê?
b) De qual Copa do Mundo você se lembra como a mais emocionante? Por quê?
c) Há algum ex-jogador da Seleção Brasileira de que você se lembre? Por quê?
d) Para você, quem foi o pior e o melhor jogador da Seleção? Por quê?
- Compartilhar as entrevistas, com os alunos sentados em círculo.
ATIVIDADE DE PRÉ-LEITURA
- O professor exibe para os alunos algumas fotos da Seleção de 1982, pedindo que formulem hipóteses sobre o provável ano daquelas imagens.
- Da mesma forma, o professor exibe fotos da seleção feminina de futebol. Questiona os alunos sobre o porquê de não se torcer com a mesma empolgação também por esse time.
ATIVIDADES DE LEITURA-DESCOBERTA
1) Que tipo de narrador é o narrado deste texto? Explique:
2) O narrador parece ser masculino ou feminino? Por quê?
3) No primeiro parágrafo, o narrador afirma: “Nós tínhamos 11 anos, todos os sonhos do mundo e três gols atravessados na garganta”. Acerca dessa afirmação, pergunta-se:
a) Quem é esse “nós”?
b) O que significa ter “todos os sonhos do mundo”?
c) Já nesse primeiro período do primeiro parágrafo sabemos que se trata da narração de um fato do passado. Como percebemos isso?
d) O que significa ter algo “atravessado na garganta”? Por que os três gols teriam ficado assim?
4) Procure na Internet quem foi Paolo Rossi. A partir disso, responda:
a) Em que seleção ele jogava?
b) Por que o texto o qualifica como “o carrasco italiano”?
c) O texto afirma que a seleção brasileira da qual Paolo Rossi teria sido “o carrasco” foi a mais genial de todos os tempos. De que ano era essa seleção? Algum dos entrevistados pela turma citou essa seleção como genial?
5) Por que os gols sofridos por aquela seleção foram comparados a “tiros no peito”?
6) Se a seleção atual sofrer gols, você os considerará “tiros no peito”? Por quê?
7) Qual era a opinião da personagem Dona Vera sobre futebol? Você concorda?
8) Você conhece pessoas que têm a mesma opinião de Dona Vera sobre o futebol? Comente.
9) O desafio proposto pelos meninos às meninas poderia acontecer realmente? Argumente.
10) “Se as mulheres da turma 53 são tão, tão assim, nós desafiamos vocês a uma partidinha de futebol”. Acerca dessa afirmação do personagem João, responda:
a) Considerando o número da turma, será que era a “mulheres” feitas que João se dirigiu? Por quê?
b) Complete o espaço com possíveis características das meninas da turma 53:
“Se as mulheres da turma 53 são tão....................................... assim, nós desafiamos vocês a uma partidinha de futebol”.
c) Por que João teria usado a palavra “partidinha” e não “partida”?
11) No texto, é citada uma característica física do personagem João. Qual é? Como você a imagina?
12) “A Tati não baixou o queixo”. O que poderia significar a expressão grifada?
13) “Depois que o trio masculino virou as costas, as gurias soltaram a polvorosa”. O que significa, nesse contexto, a expressão grifada? Como poderíamos substituí-la?
14) Por que as meninas acharam que fariam “fiasco”?
15) Por que Dona Vera teria “comprado a briga” das meninas?
16) “Mais vale não levar do que fazer”. Você concorda com essa tática? Por quê?
17) Por que os meninos perderam a partida?
18) Por que os meninos teriam ficado orgulhosos de suas colegas? Você acha que isso poderia realmente acontecer?
19) Em que época a história é ambientada?
20) Em que parte do Brasil a história é ambientada? Por quê?
21) A ilustração de Sinovaldo retrata qual parte do texto? Por quê?
22) Relacione as meninas da ilustração de Sinovaldo às personagens do texto. Justifique essas relações.
ATIVIDADES DE PÓS-LEITURA
- Solicitar aos alunos que, a partir das entrevistas realizadas, imaginem como foram as comemorações da conquista do pentacampeonato brasileiro e, como o que foi feito no texto lido, imaginem uma situação escolar no dia seguinte a essa conquista.
- Imagine que a seleção brasileira venceu a Copa. Como será o dia seguinte na sua escola?
- Imagine que a seleção brasileira foi desclassificada na Copa. Como será o dia seguinte na sua escola?
- Elaborar um painel sobre Copas anteriores, pesquisando também sobre os países que a sediaram e seus mascotes.
- Por que muitas mulheres não jogam futebol? Imagine a história de uma garota que gostaria muito de jogar futebol profissionalmente. Como seria a sua trajetória? Seria fácil ou difícil? Os pais deixariam? Ela conseguiria fazer isso?
FONTE: Projeto Ler - Abordagem de Textos - Fascículo I/2014. Disponível em:
https://www2.faccat.br/portal/sites/default/files/ckeditorfiles/ABORDAGEM%20FASC%201%202014%20vf.pdf
Análise dos textos "O amor acontece" (Adriana Falcão) e "O amor acaba" (Paulo Mendes Campos)
TEXTO 1
O amor acontece
Adriana Falcão
Numa manhã meio nublada de uma data sem importância, em pleno sol de domingo, no dia da padroeira, embaixo de um temporal, em qualquer estação do ano, às margens do Tietê, do Capibaribe, ou do Sena, não importa a ocasião, é no coração que o amor acontece.
* Este texto é inspirado na crônica O Amor Acaba, do meu ídolo Paulo Mendes Campos.
TEXTO 2
Adriana Falcão
Parece que tem acontecido mais raramente, ninguém sabe ao certo por que, mas, de repente, olha lá ele.
O amor acontece quando quer, sem dar ouvidos a pedidos humanos, talvez porque seja inclemente, ou porque apenas obedeça a ordens superiores, ou porque esteja convicto daquilo que está fazendo.
Alguém diz algo agradável e o amor acontece. Alguém diz um absurdo e o amor acontece. Alguém não diz nada e o amor acontece. Alguém toma uma atitude e o amor acontece. Alguém canta o amor e ele acontece. Ninguém está esperando e o amor acontece.
Numa manhã meio nublada de uma data sem importância, em pleno sol de domingo, no dia da padroeira, embaixo de um temporal, em qualquer estação do ano, às margens do Tietê, do Capibaribe, ou do Sena, não importa a ocasião, é no coração que o amor acontece.
Na teimosia de uma tarde no escritório, no meio de uma reunião, de uma ligação, de um cafezinho, acontece de o amor vir para enxotar o tédio e trazer a noite às pressas.
Entre dois adolescentes que ficam juntos numa festa, sem nenhum planejamento prévio, o "ficar" vai ficando premente, e o amor exige um namoro.
Num vigésimo "alô", quando uma voz sente vontade de falar mais, e eternamente, a despeito da conta telefônica, o impulso do amor cruza a linha de chegada.
Na plateia do cinema, acontece vez por outra: uma cena desperta uma emoção, que desperta outra, que desperta outra, e lá vem o amor provar que "a vida é amiga da arte", como diz Caetano Veloso.
Após um beijo casual, no fim de uma noite que parecia não ter futuro, duas mãos se entrelaçam com firmeza, e os corações se aquecem no aconchego do amor que acontece.
No meio da pista lotada, o rapaz enlaça a moça, ele cheira a fumaça, ela cheira a lavanda, a música techno dá lugar a sinos, o DJ se transforma em Frei Lourenço e presencia o acontecimento.
Na frente da televisão, a paixão, já fatigada, dá um último suspiro, mas outro sentimento surge, e é o amor acontecendo em seu feitio manso.
Numa madrugada fria, debaixo de um cobertor, acontece o amor. Dentro de um carro estacionado, apesar do medo de assalto, acontece o amor. Atrás de um muro, no escuro, na moita, proibido de acontecer, ele não quer nem saber.
Acontece com a pessoa certa ou com a pessoa errada, será que o amor descrê do erro?
Acontece de acontecer de um lado só, provocando dor, mas se acontece de dois lados, como pode ser tão bom?
Acontece de várias formas, seja em encontro escondido, seja em jantar esporádico, seja em vestido de noiva, seja em casas separadas, seja em cidades distantes, e às vezes se transforma, modificando crenças e planos. Seja como for, assim penso, vale a pena comemorar o acontecido.
Acontece de durar um dia, uma noite, uma semana, um mês, um ano, uma década, uma vida, sem certificado de garantia, nem prazo de validade, ele e seus perigos, como um equilibrista no fio.
E de repente, muitas vezes, o amor vai e desacontece sem que ninguém saiba o motivo. Mas isso é uma outra história, escrita por um outro cronista.
* Este texto é inspirado na crônica O Amor Acaba, do meu ídolo Paulo Mendes Campos.
TEXTO 2
O amor acaba
Paulo Mendes Campos
QUESTÕES
01-A visão sobre o amor apresentada em ambos os textos é idealizada ou não? Justifique.
02- Em qual dos textos já de início dá uma ideia de certeza e qual denota dúvida. Explique.
03- Elabore uma história que retrate um relacionamento amoroso, utilizando algum parágrafo do texto "O Amor Acontece" para inicia-lo e finalizando com algum trecho de "O amor acaba". (Você criará o desenvolvimento, já que a introdução e conclusão já estão prontas)
04- Tranforme ambos os títulos em perguntas e entreviste várias pessoas de diferentes idades para observar o ponto de vista de cada uma.
05- Escolha algum trecho dos dois textos e crie dois textos publicitários.
06- Acrescente mais cinco itens a cada textos, mostrando como você acha que o amor acontece e de que forma ele acaba.
07- É possível evitar o início ou o fim do amor? Explique.
08- Encontre em cada texto cinco palavras que tem relação com o amor e forme duas listas. Em seguida classifique-as morfologicamente.
09- Encontre nos dois textos cinco exemplos de linguagem figurada e explique o sentido delas.
10- Defina o que é amor e mencione quantas formas de amar você conhece.
11- Sintetize o texto 1 explicando o que faz o amor acontecer.
12- O amor é tema constante da Literatura, principalmente do estilo literário Romantismo.
Na segunda geração, poetas idealizam o amor, a mulher ,a natureza...
Observe o texto abaixo de Alvares de Azevedo, representante da 2ª geração chamada de Mal do Século.
Paulo Mendes Campos
O amor acaba. Numa esquina, por exemplo, num domingo de lua nova, depois de teatro e silêncio; acaba em cafés engordurados, diferentes dos parques de ouro onde começou a pulsar; de repente, ao meio do cigarro que ele atira de raiva contra um automóvel ou que ela esmaga no cinzeiro repleto, polvilhando de cinzas o escarlate das unhas; na acidez da aurora tropical, depois duma noite votada à alegria póstuma, que não veio; e acaba o amor no desenlace das mãos no cinema, como tentáculos saciados, e elas se movimentam no escuro como dois polvos de solidão; como se as mãos soubessem antes que o amor tinha acabado; na insônia dos braços luminosos do relógio; e acaba o amor nas sorveterias diante do colorido iceberg, entre frisos de alumínio e espelhos monótonos; e no olhar do cavaleiro errante que passou pela pensão; às vezes acaba o amor nos braços torturados de Jesus, filho crucificado de todas as mulheres; mecanicamente, no elevador, como se lhe faltasse energia; no andar diferente da irmã dentro de casa o amor pode acabar; na epifania da pretensão ridícula dos bigodes; nas ligas, nas cintas, nos brincos e nas silabadas femininas; quando a alma se habitua às províncias empoeiradas da Ásia, onde o amor pode ser outra coisa, o amor pode acabar; na compulsão da simplicidade simplesmente; no sábado, depois de três goles mornos de gim à beira da piscina; no filho tantas vezes semeado, às vezes vingado por alguns dias, mas que não floresceu, abrindo parágrafos de ódio inexplicável entre o pólen e o gineceu de duas flores; em apartamentos refrigerados, atapetados, aturdidos de delicadezas, onde há mais encanto que desejo; e o amor acaba na poeira que vertem os crepúsculos, caindo imperceptível no beijo de ir e vir; em salas esmaltadas com sangue, suor e desespero; nos roteiros do tédio para o tédio, na barca, no trem, no ônibus, ida e volta de nada para nada; em cavernas de sala e quarto conjugados o amor se eriça e acaba; no inferno o amor não começa; na usura o amor se dissolve; em Brasília o amor pode virar pó; no Rio, frivolidade; em Belo Horizonte, remorso; em São Paulo, dinheiro; uma carta que chegou depois, o amor acaba; uma carta que chegou antes, e o amor acaba; na descontrolada fantasia da libido; às vezes acaba na mesma música que começou, com o mesmo drinque, diante dos mesmos cisnes; e muitas vezes acaba em ouro e diamante, dispersado entre astros; e acaba nas encruzilhadas de Paris, Londres, Nova York; no coração que se dilata e quebra, e o médico sentencia imprestável para o amor; e acaba no longo périplo, tocando em todos os portos, até se desfazer em mares gelados; e acaba depois que se viu a bruma que veste o mundo; na janela que se abre, na janela que se fecha; às vezes não acaba e é simplesmente esquecido como um espelho de bolsa, que continua reverberando sem razão até que alguém, humilde, o carregue consigo; às vezes o amor acaba como se fora melhor nunca ter existido; mas pode acabar com doçura e esperança; uma palavra, muda ou articulada, e acaba o amor; na verdade; o álcool; de manhã, de tarde, de noite; na floração excessiva da primavera; no abuso do verão; na dissonância do outono; no conforto do inverno; em todos os lugares o amor acaba; a qualquer hora o amor acaba; por qualquer motivo o amor acaba; para recomeçar em todos os lugares e a qualquer minuto o amor acaba.
01-A visão sobre o amor apresentada em ambos os textos é idealizada ou não? Justifique.
02- Em qual dos textos já de início dá uma ideia de certeza e qual denota dúvida. Explique.
03- Elabore uma história que retrate um relacionamento amoroso, utilizando algum parágrafo do texto "O Amor Acontece" para inicia-lo e finalizando com algum trecho de "O amor acaba". (Você criará o desenvolvimento, já que a introdução e conclusão já estão prontas)
04- Tranforme ambos os títulos em perguntas e entreviste várias pessoas de diferentes idades para observar o ponto de vista de cada uma.
05- Escolha algum trecho dos dois textos e crie dois textos publicitários.
06- Acrescente mais cinco itens a cada textos, mostrando como você acha que o amor acontece e de que forma ele acaba.
07- É possível evitar o início ou o fim do amor? Explique.
08- Encontre em cada texto cinco palavras que tem relação com o amor e forme duas listas. Em seguida classifique-as morfologicamente.
09- Encontre nos dois textos cinco exemplos de linguagem figurada e explique o sentido delas.
10- Defina o que é amor e mencione quantas formas de amar você conhece.
11- Sintetize o texto 1 explicando o que faz o amor acontecer.
12- O amor é tema constante da Literatura, principalmente do estilo literário Romantismo.
Na segunda geração, poetas idealizam o amor, a mulher ,a natureza...
Observe o texto abaixo de Alvares de Azevedo, representante da 2ª geração chamada de Mal do Século.
Amor (Álvares de Azevedo)
Amemos! Quero de amor
Viver no teu coração!
Sofrer e amar essa dor
Que desmaia de paixão!
Na tu'alma, em teus encantos
E na tua palidez
E nos teus ardentes prantos
Suspirar de languidez!
Quero em teus lábio beber
Os teus amores do céu,
Quero em teu seio morrer
No enlevo do seio teu!
Quero viver d'esperança,
Quero tremer e sentir!
Na tua cheirosa trança
Quero sonhar e dormir!
Vem, anjo, minha donzela,
Minha'alma, meu coração!
Que noite, que noite bela!
Como é doce a viração!
E entre os suspiros do vento
Da noite ao mole frescor,
Quero viver um momento,
Morrer contigo de amor!
a) A visão do amor presente nos textos é real ou idealizada como no Romantismo?
13 - Retire um verso do poema de Alvares de Azevedo que comprova a idealização do amor.
14 - Correlacione o texto 2 e o texto de Leminski.
“Amor, então,
também, acaba?
Não, que eu saiba.
O que eu sei
é que se transforma
numa matéria-prima
que a vida se encarrega
de transformar em raiva.
Ou em rima.
Leminski
a) Produza um texto parafraseando os textos apresentados. Mostre o que é o amor ou quando ele começa ou termina na sua visão .
Amemos! Quero de amor
Viver no teu coração!
Sofrer e amar essa dor
Que desmaia de paixão!
Na tu'alma, em teus encantos
E na tua palidez
E nos teus ardentes prantos
Suspirar de languidez!
Quero em teus lábio beber
Os teus amores do céu,
Quero em teu seio morrer
No enlevo do seio teu!
Quero viver d'esperança,
Quero tremer e sentir!
Na tua cheirosa trança
Quero sonhar e dormir!
Vem, anjo, minha donzela,
Minha'alma, meu coração!
Que noite, que noite bela!
Como é doce a viração!
E entre os suspiros do vento
Da noite ao mole frescor,
Quero viver um momento,
Morrer contigo de amor!
a) A visão do amor presente nos textos é real ou idealizada como no Romantismo?
13 - Retire um verso do poema de Alvares de Azevedo que comprova a idealização do amor.
14 - Correlacione o texto 2 e o texto de Leminski.
“Amor, então,
também, acaba?
Não, que eu saiba.
O que eu sei
é que se transforma
numa matéria-prima
que a vida se encarrega
de transformar em raiva.
Ou em rima.
Leminski
a) Produza um texto parafraseando os textos apresentados. Mostre o que é o amor ou quando ele começa ou termina na sua visão .


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